Em sua segunda edição, o Encontro de Escritores e Jornalistas de Aviação começou a se internacionalizar. O evento terá a presença de jornalistas e escritores latino-americanos e aguarda um grande público no dia 10 de agosto, na sede da APVE - Associação de Pioneiros e Veteranos da Embraer, em São José dos Campos (SP), quando importantes escritores e jornalistas especializados em aviação autografam suas obras e conversam com os visitantes.
Estão confirmados 25 escritores nacionais e a presença da editora argentina Halcones Book, uma das maiores no setor na América do Sul e com 60 títulos em catálogo.
Durante o evento também será comemorado o 40º aniversário de entrega dos primeiros aviões Bandeirante. Serão homenageados o publisher e editor-chefe da revista Flap Internacional, Carlos André Spagat, pelos 50 anos da publicação, e o jornalista e escritor Jackson Flores Jr (homenagem póstuma), pelo conjunto da obra, além de haver a exposição produzida pela Embraer "Ozires Silva".
Participaram dessa Comissão, além do coordenador consultor da DCA-BR, colaboradores da própria DCA-BR, colaboradores da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), do Departamento de Ciência e Tecnologia Aerosespacial (DCTA), e representantes da indústria e da comunidade aeronáutica.
Durante aproximadamente um ano e seis meses, a comissão trabalhou na revisão do texto base, em mais de 20 reuniões, até que, no segundo semestre de 2012, o projeto de norma NBR foi enviado para consulta pública. A comissão de estudos voltou a se reunir em 19 de abril de 2013 para deliberar a respeito dos comentários da referida consulta pública, de modo a consolidar uma versão final do documento, denominado "Diretrizes para a implantação de um sistema de gestão integrado em organizações do setor aeroespacial".
A venda e a divulgação de livros, revistas, jornais, sites e blogs relacionados ao tema acontecerá no sábado, dia 10, das 9h30 às 17h30. Segundo a diretora cultural da APVE, Neide Pereira Pinto, a procura por jornalistas, escritores e editoras dos países vizinhos abrirá uma nova possibilidade para as edições futuras.
"O público ligado a aviação é muito dedicado ao assunto. Mesmo sendo um encontro nacional surgiram interessados da Argentina e do Uruguai. Acredito que na próxima edição tenhamos essas fronteiras expandidas", observou a diretora.
O objetivo de reunir escritores, jornalistas e editoras ligados à aviação é incentivar a preservação da história da aviação, principalmente a brasileira, e dar visibilidade às suas publicações, sejam elas de cunho literário ou jornalístico, alémde permitir um contato mais próximo com o público.
Pela primeira vez no Brasil, estarão reunidos em um só lugar diversos números de revistas e mais de 60 títulos sobre aviação de autores já consagrados como Ozires Silva, Lucita Brisa, Roberto Pereira de Andrade, TenBrig Nelson de Souza Taveira, Décio Fischetti, Luiz Fernando Cabral e Daniel Calazans e os mais recentes lançamentos de Mauro Lins de Barros (Museu Aeroespacial – 40 anos), Carlos Roberto Daróz (Um Céu Cinzento – a História da Aviação na Revolução de 1932) e da Adler Editora (Sombras da Noite e o volume I de Aviões Alemães no Brasil).
O II Encontro de Escritores e Jornalistas de Aviação é uma realização da Diretoria Cultural da APVE com o apoio da Embraer e dos hotéis Ibis e Mercure.