Artigos Técnicos

São apresentados abaixo os artigos técnicos considerados relevantes, elaborados pela DCA-BR.

Estes textos não podem ser reproduzidos, no todo ou em parte, sem a prévia autorização do autor.

Artigos da DCA-BR

Iniciativas da Aviação para Redução das Emissões de CO2

Resumo

O transporte aéreo contribui com aproximadamente 2% das emissões de CO2, podendo vir a atingir até 3% em 2050. Isto se deve principalmente ao crescimento acentuado do tráfego aéreo mundial. Adjunto a este crescimento, há a preocupação em controlar a evolução do aquecimento global associada a essas emissões, e é com este ensejo que este setor vem trabalhando intensamente para reduzir os impactos causados ao meio ambiente. Neste contexto, este trabalho tem a intenção de ser uma investigação acerca das principais iniciativas da indústria aeronáutica para a redução de suas emissões de dióxido de carbono na atmosfera.

Baixar a publicação completa em formato PDF

Normalização Ambiental no Setor Aeronáutico

Resumo

As atuais preocupações da sociedade com as emissões de gases do efeito estufa e de ruído têm estimulado o debate referente à normalização ambiental no setor aeronáutico. Alinhado a este movimento, o presente trabalho descreve breve histórico do processo de normalização, identifica as normas ambientais mais relevantes para o setor aeronáutico, apresenta suas principais características e destaca tendências futuras para o processo de normalização ambiental neste setor econômico.

Baixar a publicação completa em formato PDF

Principais Iniciativas para Aumento da Segurança Operacional no Transporte Aéreo

Resumo

Este artigo apresenta um sumário das principais iniciativas para aumento da segurança operacional no transporte aéreo. De um modo geral, tais iniciativas resumem-se na incorporação de novas práticas de gestão da segurança operacional nas empresas e no desenvolvimento de novas tecnologias e processos para a implantação da manutenção preditiva e para o controle e gerenciamento do tráfego aéreo.

Baixar a publicação completa em formato PDF