Prêmio de Pesquisa em VANT 2010

DCA-BR seleciona projeto vencedor do Prêmio VANT 2010.

A DCA-BR, Organização Brasileira para o Desenvolvimento da Certificação Aeronáutica, entregou nesta quinta-feira, 17 de dezembro de 2010, a premiação aos participantes selecionados do Prêmio VANT 2010. A cerimônia aconteceu na ETEP – Escola Técnica Everardo Passos, e nela estiveram presentes representantes da DCA-BR, da ETEP, os alunos participantes do projeto, familiares e amigos.

Ainda em março deste ano, a DCA-BR promoveu um curso de Familiarização Aeronáutica para todos os participantes do Prêmio VANT 2010, com o intuito de ensinar os conceitos básicos aos alunos para que pudessem desenvolver seus projetos. A cerimônia de premiação iniciou com a entrega dos certificados de participação aos alunos que estiveram presentes no curso.

Compuseram a mesa que entregou as premiações o Sr. Pablo Nestor Pusterla, Diretor Técnico da DCA-BR e o Prof. Marcos Valério, Coordenador do Curso de Eng. Elétrica na ETEP. Em seus discursos de finalização, ambos ressaltaram a relevância do crescente mercado de VANT no Brasil e no mundo, além de enfatizar a importância de Premiações como esta, que ajudam o disseminar o conhecimento aeronáutico no Ensino Médio. “O mercado busca profissionais diferenciados. Certificados como esse podem fazer a diferença na hora da escolha do profissional”, disse o Prof. Marcos Valerio.

Logo depois da entrega dos certificados, chegou o tão esperado momento, a divulgação das premiações. Neste ano, o Projeto Sensoriamento Remoto com VANT, desenvolvido pelos alunos Douglas Pereira, Felipe Rufino, Igor Américo de Faria, e Lucas Ferreira, recebeu o prêmio de segundo lugar. Em primeiro lugar ficou o projeto VANT – SISTEMA VTOL, desenvolvido pelos alunos Rodrigo Fernandes, Augusto Oliveira, William Uehara, Nícholas Barbosa e Cristian Cruz. Para os participantes do grupo, que confessaram ter-se inspirado no filme AVATAR para o desenvolvimento do projeto, e que receberam como prêmio a quantia de R$700,00, o maior desafio foi a integração dos sistemas. No início, quando o time de garotos aceitou a proposta, nem imaginava quão desafiante e complicado seria desenvolver um projeto como este. Mas o trabalho e a dedicação valeram a pena. “Pretendemos, com o prêmio, pagar as despesas que tivemos com o projeto e também continuar investindo no nosso VANT”, disseram os alunos.

O Prêmio de Pesquisa VANT foi idealizado e organizado pela DCA-BR e está de acordo com a missão da empresa, que é contribuir para o desenvolvimento, disseminação e manutenção de conhecimentos em certificação, segurança operacional e proteção ambiental, prioritariamente no campo aeroespacial.

Para Alessandro Mattos, funcionário da Embraer e participante da banca avaliadora dos projetos, premiações como esta são importantes, pois motivam os estudantes do ensino médio a buscarem conhecimento aeronáutico, ao mesmo tempo em que são estimulados a desenvolver um trabalho e a competir por um prêmio. Ele ressalta que os projetos apresentados são valiosos, por serem o resultado de muito esforço e trabalho dos estudantes, que visivelmente aprenderam sobre aeronáutica e demonstram entusiasmo pelo tema.

Ao final da premiação, os alunos foram convidados pelo Coordenador do Prêmio VANT, Luiz Alberto Munaretto, a fazer uma visita à empresa joseense de VANT, Gyrofly, pertencente ao empresário Gustavo Melo, o qual também fez parte da banca avaliadora. As inscrições para a próxima edição do prêmio iniciam em março de 2011.

Aluno recebe certificado de participação no curso de familiarização aeronáutica

Familiares presentes na premiação

Alunos mostram projeto que recebeu o prêmio de segundo lugar

Equipe que recebeu o primeiro lugar mostra projeto vencedor

Organizadores do prêmio e alunos vencedores posam para foto